foto marcelo 3x4

I.D.E.I.A - Metodologia para o Ensino Médio Profissionalizante

A Metodologia I.D.E.I.A , foi desenhada especificamente para adolescentes do ensino médio com foco na socialização do conhecimento, compartilhamento de vivências, empoderamento para a realização de projetos (colocar a coisa no mundo = realizar), construção de um ética universal, aprender a conviver, respeitar e reconhecer o entorno (ecologia social) e aprender efetivamente sobre a vida e seus desdobramentos.

Está baseada em 5 idéias que fazem parte do universo psicológico dos adolescentes: Inovação (algo de novo), Diversão, Entretenimento, Inspiração e Aprendizagem

desenho apresentando a relação entre Aprendizage, Inovação, Diversão, Entretenimento, Inspiração com a metodologia ideia.

Desenvolvida por Marcelo de Assis Corrêa, a metodologia reúne teorias como a pedagogia social de Lex Bos, desenvolvida dentro do contexto da Antroposofia de Rudolf Steiner, Aprendizagem Significativa de David Ausubel, Métodos de criação como Desing thinking de Tim Brown, técnicas de gerenciamento como SCRUM, Aprendizagem Baseada em Problematização, estratégias como Flipp Class, Gameficação, prototipagem rápida e Mobile Learning. Adaptada para o momento atual onde a tecnologia, o conhecimento e a inovação tornaram-se tópicos essenciais para a formação do adulto.

Atualmente está em uso pelo Prof. Marcelo de Assis Corrêa dentro de um espaço denominado LabTEC@ , uma integração entre Laboratório de Experimentação e Biblioteca, implementado desde 2013 com os alunos dos Cursos Técnicos de Eletrotécnica e Eletrônica do IFAL–Campus Maceió, e que está apresentando bons resultados na melhora do processo de aprendizagem dos mesmos.

Trata-se de uma implementação de Ensino Híbrido (Blended Learning), com um ambiente de aprendizagem permeado por novas tecnologias de prototipagem, plataformas de desenvolvimento de software e hardware de forma modular com gerenciamento de projeto, ambiente de modelagem e simulação computacional, onde os conhecimentos de nível médio são trabalhados de forma dinâmica com os alunos, que atuam efetivamente em seu processo de aprendizagem, sendo que esta experiência está servindo também de base para a pesquisa e aprimoramento do método.

O Método, aplicado na LabTEC@, é auxiliado por uma plataforma computacional denominada Ecolabore que dá suporte a uma comunidade virtual de projetos formada por estes adolescentes. Com muita diversão e inovação, a aprendizagem se dá por atividades de entretenimento, pesquisa, debates e construções de protótipos, onde as ideias são testadas e transformadas conduzindo o participante a um processo de criação colaborativa. Os desafios são compartilhados e promovidos para ampliar a consciência do adolescente reconhecendo seu momento, dificuldades e possibilidades de superação desta fase da vida. A adolescência não precisa ser uma etapa dolorosa da vida, com orientação e espaço adequado para descobertas e realizações é possível ultrapassar este estágio tão importante para a formação da vida adulta.

I.D.E.I.A
Ecolabore
Acione aqui para abrir o balão do assistente.